domingo, 13 de julho de 2008

Mighty Aphrodite


Ficar em BH no fim de semana tem aumentado minha cultura cinematográfica. Tenho tido tempo de ficar em casa e assistir a alguns filmes que a algum tempo queria ver. Gosto muito do Woody Allen e já a algum tempo queria ver os filmes dele mais antigos - que não peguei no cinema. Eu vi ontem Mighty Aphrodite (em português, Poderosa Afrodite). Muito interessante e teatral. Gosto principalmente dos elementos que o Woody coloca pra representar o interior dos personagens... as conversas com cegos na rua e, nesse filme em particular, o coro grego e os personagens mitológicos. A bonito como ele consegue dar um contorno de tragédia (e/ou comédia) grega às histórias cotidianas.

O filme fez eu ver, dentre outras coisas, o quão pouco eu conheço de mitologia, mas como dizem "Google and Wikipedia are your friends..." então lá fui eu. Vi a alguns meses atrás um filme recente do Woody chamado Cassandra's Dream (o sonho de Cassandra) e na época acabei não procurando - mas agora foi inevitável.

//TODO: ler algum livro de mitologia

Bom, mas lá fui eu e enfim descobri que a Cassandra da mitologia é a filha do rei de Tróia. De acordo com a Wikipedia, ela era muito bonita e Apolo se apaixonou por ela lhe dando o dom de prever o futuro. Como ela não correspondeu o amor dele, ela recebeu a maldição de que ninguém acreditaria nas suas previsões. Ela previu a Guerra de Troia, o episodio do cavalo, dentre outras coisas sem que ninguém lhe desse ouvido. Nesse filme ela aparece como uma espécie de consciência do personagem principal anunciando as tragédias que estão prestes a acontecer, mas ele não lhes dá ouvidos.

No "Sonho de Cassandra", esse filme mais recente, isso é apenas o nome de um barco, que se não me engano foi dado em homanegem a um cavalo de corrida. Agora o nome faz um pouco mais de sentido para mim - havia uma tragédia anunciada no filme - e todos percebiam de certa forma os contornos que tudo estava tomando - mas relutavam em acreditar no que estava claro...

Em tempo: li hoje que a operação da Policia Federal que prendeu Daniel Dantas se chama Satiaghara - nome do movimento pacifico conduzido por Mahatma Gandhi na India. Lembro que a operação da PF na Daslu se chamava Operação Narciso e não para por aí, Arca de Noé para a operação contra o jogo do bicho, Operação Eros contra um certo remédio pra disfunção erétil, dentre outras. O pessoal da PF está fazendo o dever de casa. Marketing ou não, fico feliz em saber que existem pessoas sofisticadas e imaginativas na policia. Imaginação é algo que não falta no crime, bom que tenha do outro lado também. Achei um artigo legal sobre o tema e uma lista das operações da PF (com os nomes, naturalmente), pra quem quiser ir a fundo...

sábado, 12 de julho de 2008

Mundo à Noite


Esse site da Nasa tem uma das minhas imagens preferidas em alta resolução. Em essência, é um mapa de luminosidade noturna do mundo. Alguns podem dizer que isso é uma prova da poluição luminosa e o quão prejudicial isso é para a humanidade (para os astrônomos, principalmente).

Eu particularmente acho que além de ser um bom indicador de desenvolvimento, é um daqueles belos exemplos de poesia científica. Algumas coisas que eu acho bem divertidas:

* Achar o Rio de Janeiro no mapa
* Ver que o Brasil é principalmente povoado na costa
* Distinguir com clareza a fronteira da India
* Ver como o Egito é povoado ao longo do Nilo
* Ver poucas e isoladas grandes cidades na Australia
* Seguir o trajeto da Trans-Siberiana na Russia
* Se impressionar como a Europa, os EUA e o Japão são iluminados
* Ver que Paris, a cidade-luz (La Ville-lumière) é realmente um ponto muito brilhante à noite

Devem ter bem mais coisas curiosas... Sugestões?