sábado, 12 de julho de 2008

Mundo à Noite


Esse site da Nasa tem uma das minhas imagens preferidas em alta resolução. Em essência, é um mapa de luminosidade noturna do mundo. Alguns podem dizer que isso é uma prova da poluição luminosa e o quão prejudicial isso é para a humanidade (para os astrônomos, principalmente).

Eu particularmente acho que além de ser um bom indicador de desenvolvimento, é um daqueles belos exemplos de poesia científica. Algumas coisas que eu acho bem divertidas:

* Achar o Rio de Janeiro no mapa
* Ver que o Brasil é principalmente povoado na costa
* Distinguir com clareza a fronteira da India
* Ver como o Egito é povoado ao longo do Nilo
* Ver poucas e isoladas grandes cidades na Australia
* Seguir o trajeto da Trans-Siberiana na Russia
* Se impressionar como a Europa, os EUA e o Japão são iluminados
* Ver que Paris, a cidade-luz (La Ville-lumière) é realmente um ponto muito brilhante à noite

Devem ter bem mais coisas curiosas... Sugestões?

Nenhum comentário: