quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pensamento randomico sobre o doutorado

... ou sobre a vida de forma geral. Eu nunca consegui responder de forma precisa se o ideal eh ter objetivos claros e definidos ou ser aberto a possibilidades e tentar coisas novas. Nao ficar estreito demais, mas nao se perder em varias coisas rasas. Mas a pergunta principal eh: como fazer para "walk long enough" ? De toda forma, nao sei se eh isso que o Gato de Cheshire estava tentando dizer, mas eis um pequeno texto:

Alice: Would you tell me, please, which way I ought to go from here?
The Cat: That depends a good deal on where you want to get to
Alice: I don't much care where.
The Cat: Then it doesn't much matter which way you go.
Alice: …so long as I get somewhere.
The Cat: Oh, you're sure to do that, if only you walk long enough.



Recebi hoje minha copia de LOGICOMIX - An Epic Search for Truth e eh incrivelmente delicioso, pelo menos a primeira metade que eu li hoje. Jah falando do Papadimitriou, isso me lembra que eu gostei muito da introducao da tese do Costis ainda sobre esse assunto:

Christos once told me that I should think of my Ph.D. research as a walk through a field of exotic flowers. “You should not focus on the finish line, but enjoy the journey. And, in the end, you’ll have pollen from all sorts of different flowers on your clothes.”

Um comentário:

Someone disse...

A vida tb eh sobre a jornada e nao sobre o destino final. A vida entao, é um doutorado? Hummm hehe

Acho que nos podemos ter nossos planos: Ex: eu quero um dia que meu livro fique famoso. Para isso, tenho que fazer minha parte: escrever um bom livro e fazer uma boa campanha de mktg nele, planejar etc. Agora, se isso vai funcionar, nessa hora, eu tenho que deixar o fluxo me levar. E um misto, vc tem controle ate certo ponto, e isso vale pra tudo da vida, so peguei o livro como exemplo pq estou focada demais nele rsrsrs. Desde que vc pondere os dois: a certeza e ao mesmo a adaptabilidade, acho que ta blz!! =)