quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Djemaa el Fna

Djemaa el Fna sempre foi meu sonho. E eu poderia comecar descrevendo como eu sempre imaginei ela ou como eu gostei de ler as Vozes de Marrakesh. Mas eu vou falar como ela realmente eh, o que eh ainda mais impressionante. Eu acabei de voltar do Marrocos, ou melhor, da minha viagem de 10 dias pos-EC-deadline com a minha namorada. Eu tenho varias outras coisas para escrever, como por exemplo sobre a Catedral da Almudena - mas vou deixar para depois.

A praca fica no meio da Medina em Marrakesh. A Medina eh enorme, confusa mas incrivelmente interessante. Eh uma concentracao de comercio (os souks) de deixar o Sahara do Rio com vergonha onde se encontra de tudo: potes coloridos, lampadas de henna, elefantes de madeira, lencos, vestidos, sapatos, bolsas, ervas, remedios, doces... um do lado do outro e se repetindo por muitas e muitas vezes. Eu me divirto muito comprando - na verdade, me interessava mais pelo processo de comprar algo do que pelos objetos em si e era uma bela licao pratica de Game Theory. As compras de davam pela barganha, basicamente: viravam para Carol e mostravam para ela lencos, tapetes, lampadas... e depois quando ela parecia gostar de algo (sim, eles falavam todas as linguas que voce quisesse - eu vi eles negociando em espanhol, frances, ingles, italiano, alemao...) e entao viravam para mim e perguntavam quanto eu queria pagar. Ou me davam um preco. A minha estrategia era mais ou menos a seguinte: eu tentava pedir a metade do preco e entao comecavamos a discutir: ele dizendo que meu preco era um absurdo, eu dizendo que nao pagava. Algumas vezes ele ia abaixando e eu ia cedendo um pouco e o preco ficava algo como 2/3 do original. Um bom truque eh quando a barganha fica empacada e voce ve que o preco nao vai abaixar, ao inves de tentar diminuir o preco, colocar mais um objeto na barganha. Algo como "por esse preco eu levo dois ou, soh se vc colocar esse outro lenco". Isso funciona surpreendentemente bem. Outro truque era virar pra Carol e dizer: "infelizmente nao dah" e dizer pro cara "obrigado, mas vamos embora". Aconteceu uma vez que realmente queriamos comprar uma coisa que era 1400 dinares - o que era um absurdo. No fim, depois de sair, o cara veio atras da gente dizendo que negociava e tal... no fim conseguimos por 350. Uma coisa legal eh que as coisas aparecem em varios lugares, entao mesmo que uma barganha nao de certo, voce sempre pode ir no comerciante do lado e tentar fazer um negocio.

Os souks sao impressionantes, mas nao se compara a Djemaa el Fna. No meio da Medina existe um grande espaco aberto, que eh a principal praca de Marrakesh - sim, eh um grande espaco de chao, sem arvores, ou construcoes ou bancos - mas eh talvez o lugar mais impressionante da Terra. Se existe algum lugar magico na Terra, esse lugar eh a Djemaa el Fna - eu eu nao fico com vergonha de dizer quando arrepiado eu ficava sempre que entrava lah.

Num canto estah um homem sentado num tapete/toalha e varios instrumentos de metal no tapete. Um prato cheio de dentes. E sim, pessoas vem para ter seus dentes arrancados no meio da praca. Mais adiante um homem rodeado de macacos-sem-rabo e mais um pouco adiante encantadores de serpentes. Sim, isso existe de verdade:


Um pouco mais adiante estava um homem segurando um sapo morto na mao e varios frascos - enquanto ele segurava ao sapo, ele gritava algo em arabe, e nao era claro se ele estava adivinhando o futuro nas entranhas do animal ou se era uma licao de anatomia anfibia. Homens faziam magica, seguravam fogo nas maos e outros simplesmente contavam historias e esses atraiam multidoes - quase todos de marroquinos ouvindo o que eles diziam. Era arabe, mas mesmo sem entender era fascinante acompanhar, como as pecas em Grammelot. Haviam mulheres sentadas em banquinhos fazendo tatuagens de henna e outras tantas lendo a sua sorte, jogando cartas ou decifrando as estrelas. Isso sem contar com as barraquinhas de frutas que eram espremidas na hora e toda a fumaca e cheiro de comida vindo de varias barracas e havia de tudo: de tajine a ostras.

Eu poderia falar de muita coisa sobre o Marrocos, como da travessia de Tarifa para Tangier, do Tajine, dos precos no mercado ou dos riads, mas acho que nada mais merece estar num post com a Djemaa el Fna.

Um comentário:

Hussam disse...

Very cool description. Now I really want to visit Morocco :-) Maybe it's because I grew up in the eastern part of the Arab world, but I've always viewed Morocco and the "Arab West" as somewhat mystical :-)