sábado, 1 de agosto de 2009

Coraline

Eu tenho visto poucos filmes, mas tenho tido em geral sorte com os que eu ando assistindo. Hoje assisti Coraline, filme baseado em um livro do Neil Gaiman. Isso me faz pensar que eu provavelmente deveria tentar ler os livros dele, porque eu jah gostei muito de outro filme tambem baseado em um dos seus livros: Stardust. Mas voltando a Coraline, tudo eh impressiontemente bem orquestrado - a simetria (ou assimetria) das diversas partese o modo como os diversos elementos sao elegantemente combinados me lembra as fabulas antigas. Um livro que gosto muito eh o livro de fabulas compiladas pelo Italo Calvino, chamado Fabulas Italianas:

As fabulas tem elementos comuns que conseguem criar uma atmosfera magica e dar um ritmo interessante a historia. Por exemplo a repeticao de elementos: "entao voce deve passar por tres bruxas, se elas estiverem de olhos fechados, espere, porque elas estao vigiando. Se estiverem de olhos abertos, passe, pois elas estao dormindo. E entao voce vai encontrar tres leoes, se eles...". O mesmo tipo de repeticao de elementos acontece em Coraline, seja por elementos como botoes e esferas ou por mesmas cenas re-contadas em varios contextos: realidade, sonho e pesadelo.

Um comentário:

Someone disse...

Concordo Tatao, adorei Coraline, eh um historia interessante que beira o real versus a realidade de contos infantis, criando uma mistura sensacional.
Alem disso, adorei a personalidade da Coraline!! Mil bjs!