terça-feira, 10 de maio de 2011

Panorama da Cidade Antiga

Hoje foi dia da Independencia de Israel, e mesmo eu fugindo das comemoracoes (acho que deve ser porque eu fugi bastante do 7 de setembro quando era aluno do IME) eu fui andar pela Old City de Jerusalem e achei a Cidadela do Rei Davi aberta e de graca -- ela eh um museu com um ingresso para entrar -- mas como acontece nos feriados, ela estava simplesmente aberta. A cidadela faz parte de um complexo de defesa construido parte pelos otomanos e parte pelos bizantinos que fica logo na entrada da Old City, do lado do Jaffa Gate, que eh a porta que dah na estrada que no passado levava a Jaffa (hoje Tel Aviv-Yafo). Subir na citadela dah uma vista impressionante da cidade.

Eu passei um certo tempo tirando fotos lah em cima e resolvi fazer um panorama. Chegando em casa, eu aprendi a usar o Hugin - um excelente photo sticher que eh multi-plataforma. No comeco eu achei meio dificil. De fato a interface dele nao eh muito auto-explicativa. Mas depois de ler um tutorial pequeno no proprio site, eu entendi o poder dele e fiquei fascinado com o que ele podia fazer e com a qualidade do resultado no final.

Como eu disse eu fiz o panorama do ponto mais alto da cidadela olhando para a Cidade Antiga. O seguinte mapa tme o lugar onde eu estava e meu campo de visao, assim como os principais destaques da paisagem:


E o panorama aih abaixo, com a legenda dos lugares:


Aqui alguns links -- ainda as mesmas fotos de celular grudadas com o hugin, mas
Eu tirei umas fotos mais para o sul tambem - mas nao consegui incluir no panorama, o que eh uma pena, por nao poder ter na mesma foto a bela Dormition Abbey, onde Nossa Senhora dormiu o Santo Sono.

Nenhum comentário: