terça-feira, 31 de março de 2009

Coisas romanticas

Antes de comecar qualquer coisa, o ideal eh revisar a literatura. Ler o que jah foi escrito sobre aquilo e como as pessoas antes de voce jah trataram. Eu semprei achei romance legal e tem uma extensa literatura poetica sobre o tema, alias, acho que foi o que mais pessoas jah escreveram sobre, tais como os in-adjetivaveis Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Luis de Camoes, ... Mas sempre senti falta de uma referencia mais formal (i.e., matematica) sobre o tema. Isso ateh bem pouco tempo. Eu estava vendo o seguinte video no YouTube



O video todo eh bem interessante, mas se vc quiser ir ao ponto sobre o qual eu estou falando, eh soh comecar a ver a partir do instante 4:50, onde o Steven Strogatz fala sobre uma experiencia dele se apaixonando na juventude e de como ele percebeu nisso uma relacao com campos lineares no plano. Lembrei logo do meu curso de EDO no IMPA. Ele publicou essa nota bem interessante sobre como usar o tema pra os alunos de graduacao terem uma maior intuicao sobre equacoes diferenciais lineares. Pra mais detalhes tiveram esses trabalhos mais aprofundados sobre o tema mais adiante:

Esse e esse.

O segundo um pouco mais complicado, necessitando saber um pouco de dinamica... Mas os dois bem ilustrativos e, digamos "iluminating". Resta saber quais sao minhas constantes.

Nenhum comentário: