sábado, 27 de fevereiro de 2010

Privacidade e Informacao

Essa semana foi particularmente interessante em termos de talks aqui em Cornell - uma talk boa que eu assisti eh do Harry Lewis, professor de computacao de Harvard, sobre privacidade e informacao. Eles filmaram tudo e colocaram a talk online: aqui o link. A talk fala sobre o conflito entre:
  • voce querer compartilhar suas informacoes (no Orkut, Facebook ou Twitter) e com isso ter uma melhor experiencia social: as engines de busca te entendem melhor, voce compartilha com o mundo o que voce sente, ...
  • voce quer se proteger e nao deixar que suas informacoes sejam usadas por alguem mal-intencionado.
Muita informacao sobre a gente estah disponivel no Orkut, Facebook, Picasa, Twitter, ... e muita dessa informacao eh usada de maneira interesante: com base nisso eh que conseguimos achar o conteudo que estamos interessados, que estas empresas conseguem achar anuncios direcionados aos nossos interesses, ... mas como se proteger para que isso nao seja usado de uma forma maliciosa. Um exemplo impressionante e assustador foi o seguinte experimento feito em Stanford [Bailenson et al]: os pesquisadores pediram que os participantes escolhessem entre duas fotos em quem eles preferiam votar: Bush or Kerry. No grupo de controle foram usadas fotos originais dos dois candidatos e o resultado foi 45% pro Bush, 45% pro Kerry e mais 10% indecisos. No segundo grupo, a foto do Kerry era a original, mas a do Bush era um foto morphed com a imagem da pessoa que estava votando. No terceiro o mesmo, so que mantendo a foto do Bush original e fazendo o morph do Kerry com a pessoa participando do experimento. No segundo grupo,a proporcao do Bush era maior e no terceiro, a proporcao do Kerry era maior. Eh assustador pensar que, dado que nossas fotos sao tao facilmente achadas na internet nao possam fazer isso dentro de uma campanha de marketing, por exemplo. Coisas menos subitas jah fazem: colocar pessoas da mesma etnia que voce, ou da mesma idade, ... Ele dah outros exemplos na talk, mas esse era um dos mais interessantes.

Depois ele comenta de como as pessoas estao dispostas a compartilhar informacao na internet. Existem sites como o blippy.com/ onde voce pode registrar seu cartao de credito e ele gera twitter-like posts com as suas compras (e sim, tem muita gente usando o site) ou o ijustmadelove.com/ onde voce pode compartilhar os lugares onde voce fez sexo, posicoes, ... Em www.wheresgeorge.com/ voce pode compartilhar os numeros de serie das notas de dolar que voce recebe e tentar track o fluxo do seu dinheiro. O otimo episodio do Colbert Report chama isso de "Cognoscor Ergo Sum": sou conhecido logo existo.

Eu sou bem mais descuidado com minhas informacoes online dos que varias pessoas que eu conheco, mas mesmo assim eh facil ficar assustado com o que se pode saber sobre sua vida colocando seu nome no Google. Por outro lado, fico fascinado com a grande quantidade de informacao na web e com todos os usos interessantes que podiamos fazer disso. O governo americano estah publicando seus dados - www.data.gov/ , voce pode acessar as crencas e previsoes das pessoas sobre o futuro em Prediction Markets, para nao falar em todos os mercados reais.
  • Long Tail: Ateh algum tempo, se voce queria fazer um anuncio num grande jornal, radio ou televisao, voce tinha que ter certeza que o seu publico alvo era grande parte da audiencia, caso contrario nao valeria o custo. O mesmo vale para programas de radio, televisao, ... Com a internet eh possivel gerar conteudo que eh direcionado a partes pequenas da populacao e ainda lucrar: a Google consegue exibir anuncios direcionados para cada pessoa, enquanto uma livraria grande nao pode se dar ao luxo de manter no estoque de uma de suas filiais um livro que provavelmente uma infima parte da populacao vai comprar, isso eh mais do que natural para a Amazon.
  • Crowdsourcing: A internet tem o poder incrivel de colocar varias pessoas trabalhando para criar um produto comunitario - o exemplo mais bem sucedido desse conceito eh a Wikipedia: eh o primeiro recurso que eu uso para tentar descobrir alguma coisa e eh um produto comunitario. Aqui tem uma lista de projetos explorando Crowdsourcing. Crowdsourcing eh relacionado com o conceito de Wisdom of the Fools (algo como Sabedoria dos Idiotas), que diz que agregando varias fontes imprecisas de informacao nos podemos construir uma fonte bastante confiavel. Nenhum dos editores da Wikipedia em particular eh uma autoridade que tem como garantir que as informacoes lah estejam 100% certas: o que garante isso eh a iteracao social. Eh esperado que os erros, imprecisoes, ineficiencias, sejam corrigidor naturalmente pela mao invisivel do mercado.
  • Low barrier-to-entry: A 30 ou 40 anos atras era complicado uma pessoa se tornar famosa da noite pro dia sem estar amparada pela midia principal (televisao, jornais) e era complicado tentar competir com empresas bem estabelecidas. Hoje eh comum pessoas ficarem famosas com um video do YouTube ou um garoto russo de 17 anos criar um servico que em um curto periodo de tempo chega a 20,000 usuarios. O chatroulette, criado pelo garoto de 17 anos, tem um conceito bastante interessante: ao mesmo tempo que eh uma ferramenta social (eh um chat, after all) ele eh totalmente anonimo - sem logins, sem username - e totalmente na contra-mao dos outros sites, sem criar vinculos (o objetivo do Twitter, Facebook, Orkut, ... eh a iteracao social criando um vinculo de amizade, de forma que voce esteja sempre acessivel para a pessoa com quem voce quer falar).

Nenhum comentário: