domingo, 4 de abril de 2010

Espanha

Eu nao sei exatamente o que me deixou com essa obsecao com a Espanha. Talvez tenha sido a seguinte musica da Adriana Calcanhoto. Talvez tenha sido uma historia que eu li que se passava em Ceuta - ou talvez seja Gibraltar. Quando eu vi todos aqueles filmes do Almodovar eu provavelmente jah tinha comecado e logo eu estava aprendendo a fazer gazpacho, que alias, costuma ficar muito bom, e dah pra fazer em menos de 20 minutos. Eh bom notar que eh mais divertido fazer/comer gazpacho depois de ver "Mujeres al borde de un ataque de nervios" - que eh um dos filmes mais engracados que eu jah vi.

Eu fui a Europa algumas vezes, mas sempre evitei a Espanha, por alguma razao que eu nao sei - mas a um mes atras eu descobri que ia para um workshop na Italia, e dado que a Espanha era logo ali do lado, resolvi esticar uma semana (que, luckly, era Spring Break) e viajar por lah. Tentei convencer algumas pessoas a virem comigo - o que geralmente funciona - mas dessa vez nao consegui ninguem - um pouco por causa da epoca do ano.

Foi uma experiencia boa viajar sozinho. Por um lado eu senti que eu nao tinha alguem para trocar impressoes sobre as coisas como quando eu viajo com amigos meus, mas por outro lado me senti mais aberto e falar com outras pessoas e gostei de eu poder definir o ritmo da viagem - parando para fazer coisas que eu gosto e que nao necessariamente agradam a todo mundo, como imprimir uma lista dos chocolatiers de Barcelona e planejar meu roteiro para visita-los todos - ou fazer almocos demorados de uma hora e meia, duas horas. Ir na feira comprar mel e queijo e coisas assim... Eu fiquei em hostel durante toda a minha viagem. Mesmo viajando acompanhado eu costumo ficar em hostel, mas indo soh eu, eu preferi ao inves de procurar um na hora, reservar todos no HostelWorld e minha experiencia foi otima - eu peguei os hostels mais bem rankeados de cada lugar e fiquei neles. Nao sei se foi coincidencia, mas nos quartos que eu fiquei - e eram quartos de 6 ou 8 pessoas, havia sempre mais da metade das pessoas viajando sozinha - e eu achei gente pra sair quase todo dia. A Espanha tem hostels bem animados, de forma que em todos tinham atividades como tapas tour, bar hopping, night clubs e coisas do tipo. Na maioria dos aspectos, achei que eles tinham qualidade melhor do que a maioria dos hoteis que eu fiquei (conforto da cama, limpeza, servicos, ...)

Meu roteiro foi o seguinte:


Cheguei via Madrid, mas logo peguei um trem pra Granada, e de lah pra Cordoba (que foi quase uma day-trip), Sevilla e Barcelona no fim. As fotos, como sempre, estao no Picasa ou no mapa. Como tinha uma semana soh eu tive que cortar muito do meu plano: eu gostaria de ir ateh Ceuta e chegar ao Marrocos (cruzar de Tarifa pra Tangier) mas isso fica pra proxima viagem. Tambem nao pude ir nos Paises Bascos nem no Caminho de Santiago. Acabei indo a Barcelona (que eh impossivel deixar de ir, principalmente pela criatividade catala - tanto na arquitetura de Gaudi e dos outros modernistas - como na famosa cozinha criativa da Catalunia - os doces lah sao particularmente bons) e alem de Barcelona, o sul da Espanha: a Andalusia - que hospedou os reinos arabes mais influentes da Europa e em seguida os Reinos Catolicos. De certa forma, eu inclui eles no meu roteiro por gostar muito de arquitetura arabe de forma geral e por eles seram um dos blends mais elegantes que eu jah vi de cultura arabe e europeia.

Nenhum comentário: