quinta-feira, 8 de abril de 2010

FHC @ Cornell

Eu poderia comecar esse blog post falando sobre o comeco da primavera, como as cerejeiras estao florescendo e os excelentes 25oC que estao fazendo aqui, mas vou falar sobre hoje eu ter encontrado o FHC - isso mesmo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para provar, eis uma foto:


O FHC recebeu uma especie de premio - "Henry E. and Nancy Horton Bartels World Affairs Fellowship" e como sempre nesses eventos as pessoas vem dar talks aqui. Procurando no Google, aparentemente uma pessoa recebe isso por ano e em anos anteriores ganhadores foram pessoas como pessoas como o Dalai Lama, ex-presidentes, embaixadores da ONU, ... A talk dele (link aqui) foi sobre a crise economica mundial - eu tenho mixed feelings sobre a talk. Por um lado ele eh um cara muito culto, fala muito bem e sabe fazer piadas bem colocadas. E eu admiro bastante ele e o governo dele. Achei tambem legal no inicio ele falar que varias pessoas do governo dele que foram de Cornell. O Jose Serra - atual candidato - foi PhD em economia aqui por Cornell - e o Celso Lafer, que foi ministro do exterior e ministro do comercio - que tem PhD em Ciencias Politicas por Cornell. Bom, mas voltando a talk, por outro lado, a parte principal da talk foi meio cheia de abobrinha - mas com alguns momentos interessantes. E eu sai da talk com a impressao de nao ter uma mensagem concreta. Mas talvez isso seja somente o modo de sociologos darem talks que eh diferente do modo que engenheiros fariam.


Em geral, essas pessoas como o FHC sao muito dificeis de serem vistas no Brasil - por exemplo, eu nao lembro de nunca ter um presidente ter ido no IME ou no IMPA, e pelo que eu conversei com os brasileiros daqui, tao pouco eles foram na UFRJ, USP, ITA, ... Ok, no IME nos vemos os figuroes das Forcas Armadas, o que eh legal. Eu recebi meu diploma, por exemplo, do comandante do Exercito no dia da minha formatura. Mas eh facil passar longe dos figuroes civis. Eu nao lembro nem de ter visto o governador do Estado - seja lah quem ele eh hoje. Tudo bem, eu nao faco nenhuma questao de tirar uma foto com a Rosinha Garotinho, mas de toda forma, eh estranho que eles nao venham as principais instituicoes de ensino. E mais estranho ainda eh que estando em Cornell, Harvard, Brown, ... seja facil ver esses caras.

Eu posso ter passado um tempo chateado com esse fato descrito acima, mas de certa forma eu entendo: aqui eles conseguem ter uma discussao mais neutra e relaxada - sem imprensa, militantes politicos, manifestantes, ... Ainda com varias pessoas querendo autografos e fotos (como eu) mas em um numero controlavel.

Falando em encontrar celebridades brasileiras nos EUA, eu nao consigo deixar de lembrar do seguinte: eu morei minha vida inteira no Rio de Janeiro, onde fica a Globo e onde era gravado o Show da Xuxa (e se voce nasceu na decada de 80/90 voce sabe do que eu estou falando) - e mesmo assim eu nunca vi a Xuxa no Rio. Em umas ferias eu fui passar com meu irmao e meus pais na Disney e quem estava lah: a Xuxa. Para provar, eis a foto aih embaixo:


Meus agradecimentos ao Pedro por ter achado essa foto e escaneado pra mim. Alias, ele poderia facilmente clamar que eh ele nessa foto e nao eu. De toda forma, ainda ele tem outra foto assim, mas acho que dentro de algum tempo vamos entrar na discussao de sempre quando olhamos pra fotos de crianca, que eh saber qual de nos dois estah em que foto.

4 comentários:

Clara disse...

Gente que demais!!!!
Eu conheci a falecida dona Ruth, pois a ONG na qual eu comecei a estagiar pertencia a ela. Mas achei o maximo vc ter conhecido o FHC, aprecio ainda mais a cruel ironia do fato mencionado por vc: de q eh mais facil encontrar essas personalidades no mundo do q no Brasil...Mas vai lah neh, c´est la vie.

Cicconet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cicconet disse...

Em tempos de Photoshop, acredito mais que era você com a Xuxa do que você esteve com o FHC em Cornell... E o presidente Lula esteve no IMPA ano passado ("Provas" aqui). Mas acho que você já tinha saído.

Renato disse...

Ponto pro Lula (ele subiu no meu conceito por ter visitado o IMPA). Nao sou um grande fa dele, mas seria muito legal ve-lo. E fico feliz de eles estarem indo nas instituicoes brasileiras. Esse exemplo meio que quebra meu argumento anterior, mas ainda acho q eles vao menos que deveriam - considerando o que eles costumam vir aqui, por exemplo.