sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prazeres da memoria

Volta e meia eu sinto uma vontade de comer no McDonalds. Em geral eu estou cansado e em um saguao de aeroporto quando isso acontece. Mas acontece. Eu vou ateh lah, e na fila eu sei que eu vou me arrepender na segunda mordida - e batata, sempre me arrependo - mas mesmo assim sempre faco. Se eu deveria? Sim, acho que deveria continuar fazendo isso. 

O que acontece eh que comer - assim como todos os outros prazeres da vida - nao sao prazeres absolutos. De fato, eles o sao prazeres porque se relacionam com o que estah na nossa memoria, porque trazem recordacoes de experiencias boas (como a ida ao shopping com os amigos, na infancia). Mas isso acontece a todo momento. Eu gosto muito de biscoito O Globo, mas nao porque ele eh particularmente bom, ele eh um desses prazeres da memoria. O exemplo mais famosos da literatura eh a Madeleine de Proust, que ajudou a cunhar o conceito de memoria involuntaria. Se voce viu Ratatouille (que alias eh um filme excelente), o final mostra bem isso. Dessa forma, o bolo de cenoura como o que sua mae fazia bate de longe qualquer sobremesa do Le Robuchon, da Maison Laduree ou do El Bulli.

E de uma forma ou de outra, acho que a maioria dos prazeres sao prazeres da memoria. Freud dizia que nos homens somos tao atraidos pelos seios das mulheres porque eles nos fazem lembrar a epoca que estavamos sendo amamentados. O prazer da ciencia nao eh tambem o prazer de lembrar daquele mundo perfeito - no sentido platonico - que voce jah viu de relance e do qual ainda tem um traco na sua memoria.

Esse fato eh muito curioso - principalmente quando voce troca impressoes de viagem. Cidades que eu achei sem graca e desinteressantes - como Florenca - outras pessoas que eu conheco tiveram experiencias incriveis e estah dentre os lugares preferidos deles. E o contrario acontece muito. De fato porque a cidade em si nao eh interessante ou nao, mas o que estah na memoria sobre ele. Se voce choveu ou fez sol, se voce comeu uma sobremesa de manga particularmente boa ou se voce comeu um sanduiche estragado, se voce brigou com alguem ou se voce teve experiencias interessantes, se voce estava usando uma roupa que te espetava... eh um conjunto dessas coisas. E gostar ou nao fica sendo um atributo da memoria - uma combinacao de todas essas sensacoes mais ou menos resumidas no review que voce vai escrever no forum de viagens.

Se os prazeres sao prazeres da memoria, como explicar o prazer ao ser experimentado pela primeira vez: o primeiro pastel de camarao, a primeira vez que voce ve a prova do Teorema de Bezout ou a primeira vez que se visita Roma? A melhor explicacao que eu consigo dar eh a memoria futura. Vou tentar explicar:

Nos nos orgulhamos que o portugues eh a unica lingua que tem a palavra "saudade". Isso nao eh bem verdade, ingles por exemplo tem "homesick", o que nao eh exatamente o mesmo, mas eh quase. Alemao eh uma lingua expressiva: alias, se alemao tem algo a se orgulhar eh que eles tem uma palavra para cada conceito que jah foi formulado. Nao eh a toa que alemao acabou virando a lingua da filosofia. Mas voltando ao tema original, alemao tem nao uma, mas varias palavras para saudade. Os dois termos mais proximos sao "Heimweh" e "Fernweh". Himweh eh traduzido como homesickness no Wiktionary, mas nao eh exatamente isso: mais precisamente eh aquela nostalgia que voce sente em relacao ao que estah na sua memoria, do que jah aconteceu, ..., jah Fernweh eh um especie de saudade do que ainda nao aconteceu, saudade dos lugares distantes que voce ainda nao visitou, daquele tempo que voce ainda nao viveu, ... Eh uma das minhas palavras preferidas em alemao. De acordo com a Wikipedia, ideias de Fernweh e Wanderlust vem do romantismo alemao (do qual o romantismo brasileiro foi muito influenciado). Mas voltando pra nao me perder nos assuntos:

Considerando a memoria futura da minha vida daqui a 20 anos, ou da querida Beijing nunca visitada, acho que consigo classificar tudo o que gosto como prazeres da memoria de uma forma ou de outra.

4 comentários:

Anônimo disse...

Post Legal.

Ateh hoje me lembro da primeira vez que vi a prova de Cauchy -Schwarz. O momento ficou gravado na memoria. Fiquei muito impressionado com a simplicidade e elegancia.

Guilherme Pinto

Anônimo disse...

Quero dizer desigualdade de Cauchy -Schwarz para um espaco com produto interno.

GPinto

Unknown disse...

Renato, gostei desse post mas fiquei com uma duvida: como freud explica o fato das mulheres(heterossexuais) não terem atração por seios?? As mulheres (heterossexuais) não sentem esse ambiente confortavel?? Ou será que por terem os próprios elas não sentem falta de outros?? E se isso fosse verdade como poderíamos explicar as mulheres homossexuais??

Freud explica??

Abraços, Rodrigo

Renato disse...

Otima pergunta. Nao sei o q Freud diria, mas acho q dah pra conciliar suas duas teorias: algumas ficam satisfeitas com o que elas tem, outras nao...