terça-feira, 11 de maio de 2010

Resumo Cultural do Semestre II

O blog post anterior foi uma especie de list-mania - dos livros que eu estava empacotando para levar pra Cambridge ou para colocar em algum lugar seguro (debaixo da mesa do meu escritorio em Ithaca) ateh minha volta. Eu menti no blog post passado por deixar de fora os livros tecnicos (que iriam entediar alguns leitores desse blog), por adicionar alguns livros que eu nao li esse semestre mas a algum tempo atras mas que estavam na minha estante e que eu decidi falar sobre eles, por omitir outros tantos (porque eu de fato sempre empresto, perco, ... livros) e por nao falar de audiobooks.

Um dos livros que eu comecei a "ler" em formato audiobook foi Predictably Irrational, mas nao gostei da experiencia. Quero dizer, o livro eh excelente, mas eu em determinado momento preferi parar com o audiobook e comprar o livro (isso, a versao impressa). Isso tinha acontecido a um ano atras com "Heart of Darkness". Eu nao gostei muito do audiobook. O livro deve ser bom, de fato eh muito famoso, mas eu acabei nao lendo nem ouvindo ateh o final. O problema de audio-books eh que, diferentemente de novelas de radio ou musicas, eles nao foram feitos para serem ouvidos, mas para serem lidos. E eu acho o processo bem diferente, principalmente no que se refere a tempo. Eu pelo menos sinto que eu gosto de parar para entender alguma coisa quando quero e quero passar rapido por determinadas partes se eu estou achando chato. Em audiobooks isso ainda pode ser feito em certo sentido, mas eh menos natural. O problema eh que seu seu nao paro pra entender algumas coisas, eu me perco. Se eu quero passar rapido por uma parte, mas nao consigo, eu fico entediado, meu pensamento vai pra outra coisa, e novamente me perco. Em resumo, minha experiencia nao tem sido a melhor.

Mas tem algo excelente para ouvir: lectures. Varias universidades como Yale, MIT, Stanford, Berkeley colocaram lecures em mp3 ou em video online:
para nao falar no TED, Google Tech Talks, ... Em geral sao materiais que foram feitos para serem ouvidos e vistos e acho muito mais facil entender. E acabo aprendendo muita coisa. Eu comecei a fazer os cursos de Religious Studies de Yale. Eu sempre me senti como querendo entender melhor a minha religiao e de forma mais geral minha cultura. Acho que minha formacao religiosa eh meio falha e em algum sentido, quer voce queira quer nao, o cristianismo eh uma das principais fundacoes da cultura ocidental. Voce pode entrar em qualquer museu, ler qualquer obra da literatura classica, que voce nao consegue passar 3 quadros ou 10 paginas, sem uma referencia religiosa. Sao as historias que da Vinci, Rafael, Dante, todos os filosofos leram, e que inspiraram eles. Da mesma forma, toda a musica classica, as operas giram em torno de temas religiosas. E para nao parecer que isso eh coisa do passado, os filmes modernos de sucesso como "Lord of the Rings", "Avatar", "Star Wars", "Harry Potter" seguem o mesmo framework de um "messias" que vem para salvar seja a Terra Media (LOTR), Pandora (Avatar), Imperio (Star Wars), ... O Verissimo dizia que a Biblia eh o livro-texto da nossa civilizacao.

De forma geral, religiao eh um assunto que me interessa muito e eu sempre quis ler mais a respeito. Embora imparcialidade seja algo impossivel, esses dois cursos de Yale sao dados de um ponto de vista academico. Nao sei definir bem o que seria um ponto de vista academico para religious studies, mas eh algo no seguinte sentido: tentando analisar as historias de varios pontos de vista, dar varias explicacoes associadas a diversos momentos da historia, analisar os textos dentro do contexto historico em que eles foram escritos, fazer analises de literatura comparada com outros textos do Oriente Medio, ... Eu aprendi muito e recomendo fortemente. Eu ouvi todas as aulas da Christina Hayes sobre o Antigo Testamente (Hebrew Bible).

Eu consegui explicacoes boas para varias coisas que sempre me intrigaram como a historia de Abraao e Isaac ou sobre o livro de Jo. Mas acho que ao inves de eu tentar explicar e acabar me enrolando, eh melhor ir direto ao curso. O curso tem em mp3, em video e o texto transcrito. Vou colocar uma parte que gostei muito e que achei muito illuminating abaixo:

[...] So Deuteronomy is itself an implicit authorization of the process of interpretation. And the notion of canon, or sacred canon, that's exemplified then by biblical texts is one that allows for continued unfolding and development of the sacred tradition. And that's an idea that I think differs very much from modern intuitions about the nature of sacred canons. I think a lot of people have the intuition that a sacred canon means that the text is fixed, static and authoritative because it is fixed and static, or unchanging. That's not the biblical view or ancient view of sacred canon. Texts representing sacred revelation were modified, they were revised, they were rephrased, they were updated and they were interpreted in the process of transmission and preservation. It was precisely because a text or a tradition was sacred and authoritative that it was important that it adapt and speak to new circumstances; otherwise it would appear to be irrelevant. So it's a very different notion of what it means for something to be canonical and sacred, from what I think some moderns have come to understand those terms to mean. [...]  (Lecture 11)
De fato, ouvir esse curso em mp3 me deixou com muita vontade de ler a Biblia do comeco ao fim - o que eu nunca fiz, embora eu conheca varias partes. Por um lado tem o fato de eu querer conhecer minha propria religiao melhor, e por outro me parece uma perspectiva literaria fascinante, afinal as boas historias da literatura estao sempre voltando as historias originais.

Eu estou atualmente ouvindo 3 cursos desses de Yale. O segundo curso de Religious Studies, um de Psicologia e um de Microeconomia. Acho uma maneira boa de aprender coisas (bem) diferentes da minha area enquanto caminho de casa para a faculdade. Ainda: se voce tem um iPod/iPhone/iAlgumaCoisa, dah pra pegar eles direto do iTunes.

Nenhum comentário: