sexta-feira, 7 de maio de 2010

Macarons no cafe da manha e minha tentativa frustrada de comer pato laqueado

Esse eh mais um post sobre comida. Comecou assim: eu fui visitar a IBM Watson por uns dias e dado que eu fui ateh lah eu resolvi chegar um dia antes e sair um dia depois e passar um tempo em NYC. A razao foi explorar o mapa que eu coloquei no post anterior. Se vc lembra do antigo, alguns pontos azuis viraram vermelhos.

No primeiro dia eu segui a recomendacao do Daniel e fui no Momofuku. Eh um lugar pequeno e escondido, dificil de achar se uma boa recomendacao. Ele tem dois: eu fui no noodle bar. Sao poucas mesas, e cadeiras em torno do noodle bar - onde voce senta e ve eles preparando os noodles. O restaurante eh tao pequeno e lotado que as mesas sao compartilhadas: se houver um lugar vazio na sua mesa, pode crer que eles vao sentar uma pessoa lah. Os noodles sao simples, mas incrivelmente bem feitos. Eu sentei no noodle bar e tudo que eu via parecia excelente. Metade do que eu via saindo era o momofuku ramen (pork belly, pork shoulder, poached egg), que foi o que eu pedi tambem e era delicioso. De sobremesa comi um sorvete de azeite (isso, olive oil soft ice-cream). Era uma especie de frozen-yogurt com gosto de azeitona - mas um gosto bem suave. Chegava a ser levemente salgado. Ele ficava sobre crumbles e damascos. E a combinacao foi excelente (isso, muito gostosa alem de curiosa).

Uma side note foi uma conversa que tive antes de ir pra lah: esses restaurantes bons tem menus muito pequenos. Em geral se preparam 5 ou 6 pratos diferentes por dia. De fato, voce nao consugue manter qualidade com tanta variedade. Nao tem como ter ingredientes frescos pra 50 pratos diferentes ou fazer tudo na hora se vc tem que fazer um monte de coisas. De certa forma, acho que o tamanho do menu (1/M onde M eh o tamanho do menu) eh uma metrica interessante de qualidade. Como eu jah falei no post anterior, eu gostaria de um restaurante com somente um item no menu. Ou uns dois ou tres. E isso acaba com um dos grandes problemas: regret. De vc ficar com ciume do que vem pra mesa do lado.

No segundo dia eu fui jantar no Limon, que eh um restaurante turco pequeno. A comida era boa, mas o que eu gostei mesmo foi da sopa. Alias, eu sempre fico arrepiado quando eu como Red Lentil Soup. O que me faz pensar que eu se acreditasse em vidas passadas eu devo ter vindo da Turquia ou de algum lugar no Oriente Medio. De fato, falando em vidas passadas, eu sempre pensei que eu devo ter sido um desses monges copistas que ficavam em um monasterio da Idade Media copiando Os Elementos de Euclides. Isso explicaria o quao eu gosto de matematica, de copiar de coisas e de como eu me sinto bem perto de tinta e papel. Juntando as coisas eu soh posso ter sido um monge ortodoxo copiando os Elementos em algum lugar proximo da Antioquia, parando para comer Red Lentil Soup no almoco. Mas divagacoes a parte, eu realmente gostaria de aprender a fazer essa sopa. De acordo com a Wikipedia, ela aparece ateh na Biblia em Esau e Jaco. Mas isso eh historia pra outro post.

Meu proximo dia comecou muito bem: eu fui ateh o Madeleine Patisserie (peguei a recomendacao aqui), o melhor lugar que eu jah encontrei para sentar e ler um livro ou trabalhar... Mas nao se engane, nao eh um lugar que voce vah pelo ambiente - eh um lugar para quem gosta de doces. Eh um lugar escondido no Chelsea com otimos paes. O croissant que eu comi acho que foi o melhor que eu jah comi nos EUA. Mas o carro chefe sao os macarons. Sim, macarons e eu to falando disso:



E nao, ateh entao eu nao conhecia, ou sim, jah tinha visto alguns na Fauchon ou em outro lugares, mas nunca me encheram os olhos e eu nunca provei. Talvez vendo a foto no blog do Muthu eu tenha decidido tentar. E eh daquelas coisas que voce se arrepende de nao ter descoberto mais cedo. Hoje em dia eu fico um certo tempo pensando em macarons. Ainda tenho uma caixa de macarons no Madeleines na minha geladeira, mas ela estah quase no fim.

Por fim eu deixei o que eu mais estava com vontade. Nos comentarios do blog anterior o Italo me deixou curioso sobre o Pato Laqueado. De fato, eu jah tinha ouvido falar muito dele. Teve muito discussao em torno do tal pato quando o Eike Batista abriu o Mr Lam no Rio e soh se falava no bendito do pato - os precos nao eram os que eu podia pagar com meu salario de aluno de mestrado e acho que ainda nao o sao com o meu salario de aluno de doutorado. mas em NYC eh bem mais razoavel, Entao resolvi ir na indicacao de todas as pessoas e ir no Peking Duck House, na Mott St, no fim da Chinatown de NYC.

Eu passei alguns dias sonhando com o pato laqueado e deixei ele para o fim com aquela ideia de que adiar um prazer eh uma forma de amplifica-lo. Nao soh isso: eu discuti o pato laqueado com meus amigos chineses e sempre eu via um sorriso no rosto deles quando mencionava ele. Eles inclusive me contaram que na China os animais vinham para mesa com a cabeca e tudo (o que eh o caso do pato, que voce pode ver pendurado em varios lugares em Chinatown com a cabeca e tudo) mas que os ocidentais preferem nao olhar pra cabeca e se lembrarem que aquilo eh um animal de verdade.

Em todo caso, eu dei uma volta pela Chinatown pra entrar no clima e fui caminhando para Mott Street. Chinatown eh cheio de restaurantes - muitos - mas nem todos onde eu teria coragem de entrar. O Peking Duck House eh um lugar bem chic comparado a maioria e eh onde td mundo fala quando mencionam Peking Duck em Manhattan. Se eh o melhor Peking Duck de Manhattan? Nao sei, duvido. Essas coisas acho que o melhor deve ser em algum lugar bem sujo e underground, preparado por alguma vovo chinesa. O melhor Peking Duck de Manhattan seria um que eu provavelmente nao teria coragem de comer. Mas bom, fui ateh o Peking Duck House.

O problema foi que chegando lah, nao havia nenhuma porcao pequena de pato. Era um pato inteiro ou nada. Era um prato pra 4 pessoas - e estava sozinho. Se eu estivesse com mais alguem, eu encarava - feliz. Mas estando soh eu, eu olhei com resignacao e com uma certa inveja pro casal do meu lado e pras outras mesas ao redor, todas comendo pato e pedi um General Tso's Chicken, que alias estava muito boa. E de certa forma, eh bom ter desejos nao concretizados nessa vida. Eu definitivamente preciso de alguem pra me acompanhar em Manhattan para uma caminhada por Chinatonw, chegar a Mott St e comer pato.

2 comentários:

italo disse...

Na minha próxima ida a NY, que eu espero não demorar tanto, nós marcamos de ir comer o laqueado.

Clara disse...

Tatao, vc ja pensou em escrever um livro sobre suas aventuras culinárias? Ou contribuir pro Fromer´s?

Fiquei com fome... bjoos!