domingo, 9 de maio de 2010

Resumo cultural do Semestre I

Estou empacotando minhas coisas pra mandar pra Cambridge. Muitos dos meus livros eu vou deixar aqui em Cornell no meu escritorio esperando por mim e estou ainda decidindo quais levar e quais deixar. Alguns eu posso simplesmente levar pro Brasil. De certa forma eu gosto de olhar meus livros e por isso resisti e nao comprei um Kindle. Eu gosto de olhar pra eles na estante e gosto de sentir o paper (se vc leu o post anterior, isso eh de certa forma uma referencia a coisa do monge copista). Esse semestre meio que eu voltei a ler com mais frequencia de manha. Pensei em fazer uma lista com alguns comentarios. Eu nao ordenei muito cronologicamente pelo que eu li - de fato eu vario os estilos, mas mais pelo que eh parecido:

  • SuperFreakonomics: eu tinha gostando muito do Freakonomics e fiquei feliz de saber que um novo livro do Levitt tinha saido. Gosto do estilo dele e acompanho o blog dele. Eh tao bom quanto o primeiro.
  • Predictably Irrational: ainda na onda de ler livros de economistas pop, nao dah pra deixar de ler o Dan Ariely. O livro eh muito legal. Dan Ariely eh um economista behaviorista, e ele argumenta que as pessoas nao agem sempre racionalmente. Eu nao aceito completamente esse ponto - prefiro pensar que as pessoas agem racionalmente mas podem ter "funcoes utilidade" nao esperadas. Outra coisa que eu prefiro os livros de economistas mais classicos como o Levitt eh que muitos dos pontos do livro do Predictably Irrational sao provados com experimentos de laboratorio - o que parece menos convincente - ainda mais quando as pessoas que sao testadas nos experimentos sao os alunos dele do MIT. Nao me parece um otimo sample para investigar o comportamento humano medio. De toda forma, o livro eh muito bom de ler e eh cheio de insights geniais. Recomendo.
  • Blink: Malcolm Galdwell, o autor de Blink, nao eh exatamente um economista, mas acho que ele ainda entraria na categoria economia pop em algum sentido. Gostei dele tambem
  • Antropologo de Marte: seis contos paradoxais. A proxima leva eh de livros de neurologia. O Oliver Sacks eh um dos autores mais geniais que conheco. Ele usa os casos que ele encontrou como neurologista para analisar a mente humana - tentando entender nossa mente olhando nos casos limite. Em seguida dois outros livros do Oliver que eu li recentemente:
  • Musicophilia: sobre musica e o cerebro.
  • The man that mistook his wife for a hat: outro livro de casos clinicos, relacionando filosofia, medicina, espiritualidade, psicologia, literatura... Eh um livro onde Hume e Kant sao citados junto com o neurologista russo Luria e o eclesiastes. Alias, fiquei com vontade de ler os livros desse neurologista russo: que eh de onde o Oliver Sacks clama que vem a tradicao da literatura clinica. Isto eh, escrever medicina com os cuidados de quem escreve literatura. Alias, talvez nos matematicos e computer scientists, deveriamos comecar a fazer o mesmo. De fato, alguns jah estao fazendo.
  • Logicomix: quadrinhos sobre a historia da Logica. Acompanha a (muito intrigante e real) historia de Bertrant Russell (se vc eh matematico, vc jah deve ter cruzado com Paradoxo de Russell, por exemplo). Foi uma epoca muito interessante, com gente como Cantor, Hilbert, Frege, Poincare, Godel, Wittgestein, ... como personagens. Uma misteriosa e tragica conexao sobre os fundadores da logica eh que a maioria deles acabou sua vida louco, internado num manicomio ou algo assim. E eles em geral tiveram historias familiares muito conturbadas. Somando-se a isso tudo, era a epoca da guerra e a Europa caia aos pedacos. Eh um livro dificil de parar.
  • The Ladies of Grade Adieu and Other Stories: O meu romance de fantasia preferido de todos os tempos se chama Jonathan Stange & Mr Norrell, e se voce gostou de Harry Potter, Lord of the Rings ou gosta de historias com magos (de fato eu gosto deles todos), leia Jonathan Strange. Se voce conhece os meandros do mundo academico, voce vai se divertir muito mais com as ironias e as sutilezas deles. Jonathan Strange transborda cultura e imaginacao de uma maneira que eu nunca vi. Cada detalhe, ironia e piada eh incrivelmente trabalhado como uma igreja barroca. A autora, Susanna Clarke, trabalhou durante 10 anos nesse livro, ateh bem pouco tempo, seu unico livro - e nesse meio tempo ela trabalhava para uma editora em um cargo administrativo. E eh uma obra prima. Digo ateh bem pouco tempo porque recentemente ela publicou uma serie de contos, esse que eu coloquei aih. Os contos sao otimos e os melhores sao realmente fantasticos. Mas nada que se compare a Jonathan Strange...
  • Coisas frageis: eu sempre gostei dos filmes baseados nos livros do Neil Gaiman mas nunca tinha lido nada dele. Gostei dos contos nesse livro. Na verdade, gostei muito de um ou dois, gostei da metade eles e a outra metade achei meio sem graca. Mas recomendo pelos que sao realmente bons, como "Keepsakers and Treasures". Mas talvez de pra ler esses na livraria mesmo. Sao contos pequenos.
  • A rainha do castelo de ar (The Girl Who Kicked the Hornet's Nest): excelente ultimo volume da Trilogia Milenium.
  • Man from Beijing: algumas pessoas que eu conheco gostam do Henning Mankell e o comeco (ateh 1/3 ou a metade) do livro eh realmente muito atraente. Mas depois ele perde o ritmo e fica chato. Achei que os personagens tambem nao eram muito profundos e que o misterio era facilmente resolvido logo sem nenhuma surpresa grande no fim. De toda forma, talvez eu tenha escolhido o romance errado dele pra ler. Mas de uma forma boa, acentuou minha vontade de visitar a China.
  • Life of Pi: Nao cheguei a terminar. Todos que eu falei sobre o livro deram a mesma descricao - o comeco eh empolgante e interessante, mas ele fica chato pelo meio. Talvez ele ofereca algo muito bom no fim, porque as reviews dele na Amazon sao otimas. Mas nao funcionou muito pra mim. Ou pelo menos eu nao cheguei ateh o ponto que ele fica realmente bom.
  • The Castle of Crossed Destinies: nao eh bem desse ano. eu li ano passado, mas estah aqui na estante, entao falemos dele. O Italo Calvino eh meu autor favorito, entao acabo gostando de quase tudo que leio dele (se voce nao leu nada, o meu preferido eh "Se um Viajante numa Noite de Inverno" - mas se voce eh um cientista, talvez voce se divirta mais com as "Cosmicomicas"). Mas voltando ao "Castle of Crossed...". Eh um livro fascinante. Um viajante chega a um castelo (que eh uma especie de hospedagem) depois de muito tempo na estrada. Chegando lah, ele percebe que ele e os outros viajantes perderam a voz. Tudo que ha na mesa eh um baralho de taro. Entao cada um comeca a contar sua historia usando as cartas de taro. Daih pra frente eu prefiro nao contar, mas eu gostei. E acabei indo ler sobre taro na Wikipedia. Acho que tem o mesmo papel que signos do Zodiaco no meu imaginario. Eu nao realmente acredito neles como forma de prever coisas, mas sao um exercicio cultural fascinante. Eh uma forma de colocar ordem no mundo de uma forma discreta e altamente estruturada. Nessa categoria estah tambem o I-Ching (the Chinese Book of Change)
  • Baron in the Trees: tambem do Calvino, eh o unico livro que eu nao tinha lido da trilogia "Nossos Antepassados". Os outros eu li a muito tempo atras. Otimo tal como os outros.
    Num proximo post eu falo dos audiobooks.

    2 comentários:

    italo disse...

    Depois comento com calma sobre os livro que estou lendo. Só uma rápida recomendação: já leu o "The Physics of Superheros" do James Kakalios?
    O autor tem umas sacadas muito boas, principalmente ligadas ao ramo acadêmico.
    Como livro de física, o livro é voltado para audiência geral, então não vai acrescentar muito em relação à teoria. Como entretenimento, por outro lado, o livro é fantástico.

    Renato disse...

    Otimo! Jah foi pra minha Wish List da Amazon.