domingo, 27 de junho de 2010

Camarao e a memoria, Copa do Mundo, Trufas e listas

Lembro que sempre que vovo servia camarao ensopadinho com chuchu ela cantava um pedaco dessa musica: "Disseram que voltei americanizada" da Carmen Miranda. Recentemente me deparei com ela por acaso e fiquei feliz com a lembranca e fiquei ouvindo a musica no YouTube e de fato ela eh bem interessante: tem uma letra leve e engracada e fala sobre manter a sua identidade tropical mesmo vivendo na Terra do Tio Sam, o que eh um assunto que me interessa, ainda em epoca de Copa do Mundo. Eu meio que sinto que deveria escrever alguma coisa sobre a Copa do Mundo, mas vai ser breve. Eu de fato assisto futebol de quatro em quatro anos e mesmo assim, soh os jogos do Brasil, mas eu gosto da Copa do Mundo por varias razoes:
  • uma razao pratica eh me juntar com os outros brasileiros num bar e conhecer a comunidade brasileira do MIT/Harvard/BU/...  Acho a festa em torno da Copa divertida.
  • eu fico com um certo orgulho quando varias pessoas dizem que torcem pro Brasil, mesmo sendo um pouco embaracoso quando eles tentam conversar comigo sobre a selecao brasileira e logo percebem que eles sendo iranianos, arabes, americanos ou europeus entendem mais sobre a minha selecao do que eu (outro dia me perguntaram o que eu achava do Ronaldinho nao ter sido convocado e ficaram espantados por eu nao saber que ele nao tinha sido convocado.) Gosto tambem quando saimos do lugar que estamos vendo o jogo com a camisa do Brasil e as pessoas ficam te cumprimentando na rua e acham que voce eh um cara legal soh por ser brasileiro - o que eh uma imagem bem legal que o meu pais tem.
  • Eh interessante a imagem de Copa do Mundo como uma maneira pacifica de se expressar o seu nacionalismo. Por outro lado, nao dah pra esquecer essa "emulacao de guerra". Eu acho legal quando uma ex-colonia enfrente seu ex-colonizador - mas legal ainda quando eles vencem. Dessa forma, acho legais jogos como Brasil x Portugal, EUA x Inglaterra e por aih vai. Jogos que tem um fundo politico sao sempre interessantes como um da Argentina x Inglaterra (na Copa passada ou na anterior, se nao me engano) e outros... Acho que gostaria de a Coreia do Norte se classificasse porque EUA, Coreia do Sul e outros devem estar doidos para jogar contra eles, jah que atacar Pyongyang parece por enquanto fora de questao. Sobre isso, esse video eh engracado.
  • Eu tentei argumentar que o Brasil deveria ganhar a copa por uma questao de Social Welfare. Estava discutindo porque o Brasil deveria ganhar e a Argentina nao: de fato a nossa populacao (200M) eh cinco vezes maior que a populacao da Argentina (40M). Dessa forma, voce vai estar fazendo mais gente feliz. Argumentaram entao que a China deveria ganhar a Copa. O problema eh que nao eh soh uma questao de tamanho da populacao, mas de percentagem da populacao que se importa com futebol - o que eh 99,9% do Brasil - tirando individuos como eu que se chateiam mais quando o queijo que estah na minha geladeira estraga do que quando o Brasil joga mal. Mas eu torco mesmo assim pelo meu time e fico feliz quando ele ganha. Como eu falei, eh uma questao de National Welfare.
Se voce quiser entrar mais nessa questao de National Welfare, voce deveria ver a talk no TED falando sobre medir Gross National Happiness ao inves de Gross National Product, como faz o Reino no Butao. Mas eu vou me evadir desse tema e fazer como eu sempre faco em blog posts e mudar para um tema completamente nao-relacionado, mas antes, jah que falamos do Butao, vou colocar uma foto do ninho do tigre:


Eu tenho meditado um pouco sobre o que me faz feliz e nao sei ainda responder a essa pergunta, mas estou tentando ser mais serio sobre procurar essa resposta. E de certa forma acho que a resposta estah em ser menos greedy em algum sentido, em entender que a felcidade eh um caminho e andar calmamente em direcao aos seus objetivos. Eu vou parar por aqui, porque isso estah ficando uma descricao chata, porque nao estah concreto e tudo isso eh muito vago, mas vou tentar em futuros blog posts dizer algo nesse sentido. Sendo mais concreto e mais especifico, eu tomei uma decisao de nao trabalhar nos fins de semana (ou pelo menos nao muito). Bom, talvez eu reverta isso nos proximos fins de semana - mas por enquanto estah sendo uma experiencia interessante. Vou terminar esse blog post desconexo com duas listas. A primeira eh de coisas que eu fiz hoje e de alguns comentarios:
  • comprei trufas na Teuscher e isso foi agradavel e me deu um numero (ainda que bem pequeno - menos de uma por dia) de trufas para a semana. Acho que nesses pequenos prazeres - como trufas - estah parte do caminho. Mas talvez eu esteja redondamente enganado.
  • Passei a maior parte do dia lendo sobre ferrovias na Asia, principalmente a Trans-Siberiana e sonhando em atravessar a Manchuria de Moscou ateh Beijing (sim, se voce ler sobre a Trans-Siberiana voce vai reconher todas as regioes do jogo de War como Omsk, Vladvostok, ... Eu podia ateh sentir o gosto de Borsch na boca. Por outro lado, fiquei triste em saber que o Expresso do Oriente foi descontinuado jah a varios anos. Eu sonhava andar nele desde que a mais de 10 anos atras eu li o livro da Agatha Christie "Murder on the Orient Express" (alias, highly-recommended como uma introducao a Agatha Christie)
  • Fui correr no Rio Charles e isso eh sempre uma experiencia agradavel.
  • Eu me senti com vontade de tomar Vietnamese Coffee, procurei no Google Maps. Fui lah, mas o cafe nao era como eu esperava. Preciso achar um restaurante realmente vietnamita em Boston. Creio que deve ter varios, no entanto.
  • Li um pedaco de The Pooh Perplex, que eh muito engracado - mas acho que seria mais se eu soubesse mais sobre literatura e critica. The perplex eh uma colecao de essays analisando Winnie-The-Pooh sobre diversas oticas: desconstrutivista, neo-colonialista, freudiana, ... A primeira essay decorre sobre a delegacao do heroismo e da hierarquia social dentro da sociedade em Winnie-the-Pooh. O segundo tenta interpretar o livro como uma luta de classes. Sao parodias muito engracadas das linhas de pensamento para analisar literatura (e arte de uma forma geral).
O fim do post eh uma lista de expressoes desconexas, mas interessantes:
  • o ultimo imperador da China
  • a coroacao da Rainha de Copas
  • o baile da Ilha Fiscal
  • a ultima flor de Ho Chi Minh
  • o inverno em Buenos Aires
  • um rendevouz em Leningrado
  • o dia da marmota
  • a torre de Hanoi
Em geral, como eu sou meio surdo de tom (tone deaf), eu acho complicado gostar de musica. Mas eu gosto de palavras lidas alto e gosto do som das palavras de uma forma geral - o que faz com que eu goste de musicas que tem palavras. Por isso eu gosto de listas de palavras lidas em sequencia, mesmo que nao facam sentido, como essa e essa. Finalizando com uma quote da Susan Sontag:
Every country, including southern countries, has its south: below the equator, it lies north. Hanoi has Saigon, Sao Paulo has Rio, Delhi has Calcutta, Rome has Naples and Naples...

Um comentário:

Anônimo disse...

Every country, including southern countries, has its south: below the equator, it lies north. Hanoi has Saigon, Sao Paulo has Rio, Delhi has Calcutta, Rome has Naples and Naples...

Como vc interpreta isso ?
Essa frase tambem esta na HP do MArcelo Vianna do IMPA.

[]s
GUilherme