domingo, 20 de junho de 2010

Oolong, Jasmin, Rosas and Tartarugas

Hoje, como parte da minha jornada para me tornar uma pessoa sofisticada, eu fui em uma loja de cha em Boston e comprei Oolong, cha de Jasmin, Rosas, um cha verde japones chamado Sencha. Oolong eh a traducao de "black dragon tea" - cha do Dragao Preto, porque eh uma erva longa, preta e encaracolada. Eu comprei tambem um pacote de "Rooibos Cocomint" - um cha africano doce com hints de coco e chocolate - mais para fazer IceTea, se bem que meu tipo preferido de IceTea eh Thai IceTea, particularmente o que fazem num dos restaurantes tailandeses de Ithaca. Falando ainda em bebidas geladas do oriente, eu gosto muito de Vietnamese Iced Coffee (Ca phe sua da). Essas coisas fariam um sucesso no Brasil - eu recomendo fortemente que os meus amigos empreendedores pensem em uma loja de cha/cafe orientais. Algo que teria cafe turco, as variacoes americanas de latte, os cafes italianos, ice-teas tailandeses e a variedade de chas do Oriente. Mas voltando, eu ainda comprei um pote de cha japones azul:


Nao eh uma ceramica de shino rara do periodo Edo (um dia eu chego lah), mas eu fiquei feliz com meu pote. De toda forma, eu preparei Oolong e tomei ele com esses biscoitos belgas de amendoas aih da foto. [Aos leitores mais sensiveis, eu peco desculpas se o post parece pretensioso. E sim, eh um post isolado e eu nao tenho pretensao de transformar isso num blog de cha.]

Outros fatos dignos de nota: eu estava andando nas imediacoes na casa de cha e descobri estar no bairro brasileiro: sim, tudo estava escrito em portugues. Tinha uma "borracharia" - escrito assim. E todo mundo estava falando portugues. Eu fiquei feliz, entrei num supermercado - e serio, eu estava entrando nas casas Sendas ou no Mundial. E trouxe pra casa um pacote de Serenata de Amor, umas caixas de mocoto e um pedaco de lombo defumado. Era uma supermercado luso-brasileiro - ainda tinham postas enormes de bacalhau salgado como na boa e velha Lisboa. Outros fato:

Estava andando na rua e encontrei essa bela ilustracao do Paradoxo de Zeno (mais particularmente da sua versao conhecida como Aquiles e a Tartaruga):



E falando em tartarugas, eu me lembrei da expressao "It's turtles all the way down" de Russell, que vem dessa bela passagem anedotica extraida (claro) da Wikipedia:
A well-known scientist (some say it was Bertrand Russell) once gave a public lecture on astronomy. He described how the earth orbits around the sun and how the sun, in turn, orbits around the center of a vast collection of stars called our galaxy. At the end of the lecture, a little old lady at the back of the room got up and said: "What you have told us is rubbish. The world is really a flat plate supported on the back of a giant tortoise." The scientist gave a superior smile before replying, "What is the tortoise standing on?" "You're very clever, young man, very clever", said the old lady. "But it's turtles all the way down!"

Mas melhor ilustrada nesse quadrinho do fabuloso LOGICOMIX:

4 comentários:

Hussam disse...

tsuk tsuk tsuk ..... Renato, with the rabbit and turtle sculpture you missed the most obvious meaning of it and went for the contrived one :-) I think you are perhaps too geeky :-p.

The sculpture is in reference to the well-known children story of "The Tortise and the Hare" where the Hare thinks he can win over the Tortise so he slacks off and loses at the end. After all, there was a rabbit behind you not a greek warrior :-D

Here is a link for more info: http://www.schon.com/public/tortoise-hare.php

Anônimo disse...

Vc vai para a MSR de bermuda e tenis ?

Mto cool issso.

[]s Guilherme

Renato disse...

Heheheh... Thanks, Hussam. I usually find myself doing that, but come one, it is fun missing the obvious.

Guilherme, yes. Most people do. in fact, most of people go there in flip-flops. I am usually way too well-dressed for my working environment...

Renato disse...

Btw, Hussam. I am impressed with the astronomically fast evolution of your Portuguese-reading-skills.