quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diversos: restaurantes, arquitetura, Brasil, out-of-body-experiences, codigos de telefone, ...

  • Eu fiz uma lista de restaurantes que gosto no Rio, mas isso eh um processo em construcao: coloquei os que gosto de ir com meus amigos e dos quais acho a comida particularmente boa. A lista naturalmente privilegia lugares perto de onde eu morei ou estudei (ou seja, nada de Barra, e quem dirah off-Barra na lista). Lugares que eu nunca fui estao, naturalmente fora da lista. Mas estou faminto por sugestoes para a minha proxima viagem para o Rio.
  • Estou trabalhando numa lista de restaurantes em Cambridge/Boston, mas ainda eh muito cedo. Enquanto isso, vou colocar fotos de predios que eu gosto nessa cidade. Sou em particular um grande apreciador da arquitetura de Frank Gehry (embora como se critica o Niemeyer, as pessoas podem dizer que sao predios lindos mas pouco funcionais - eu na ligo e estou feliz de ter o Stata Center perto de mim. Alias, acho que muito bonito por dentro. Mas concordo, eh um predio bem labirintico.)
  •  A frase que diz que o "Brasil nao eh um pais serio" eh normalmente atribuida a Charles de Gaulle, mas eh uma falsa atribuicao. Quem disse isso de verdade foi o embaixador brasileiro em Paris Carlos Alves de Souza Filho na ocasiao da Guerra da Lagosta. Me diverti muito com esse otimo blog post. Eh tao engracado (a Guerra da Lagosta) que eh facil achar que eh mentira - e de fato eu nao sei o quao eu confio nos artigos da Wikipedia que eu citei: tem soh uma referencia para um obscuro documento da Marinha. Verdade ou nao, eh engracado demais.
  • Talks legais do TED:
  • Eu fui numa palestra sobre "naming and numbering" e ouvi coisas curiosas. Uma eu jah sabia, eh sobre o modo de se dar enderecos no Japao (o link eh sobre um videozinho legal de 2 min sobre isso). Outra coisa que achei curiosa eh que os codigos de area foram otimizados para serem discados em um telefone de disco. Isso mesmo um telefone assim, que nem mais a sua avo tem:

    O codigo de NYC eh 212 e o de Chicago era 313 para serem rapidos de serem discados nesses telefones. Fico imaginando se o mesmo eh verdade para os codigos de area de Sao Paulo, Rio e BH (11, 21 e 31). Acho que muito provavelmente eh.
  • Estou correndo no Rio Charles e tenho ouvido Elis Regina enquanto corro. Eu fico rindo sozinho enquanto corro, porque eu acho essa musica engracada: "Eu hein Rosa". Tambem acho engracado ela cantando "Devagar com a louça" mas nao achei o link.
  • Chesterton certa vez disse algo como: "Fairy tales are more than true — not because they tell us dragons exist, but because they tell us dragons can be beaten" [Chesterton Wikiquote

5 comentários:

Cicconet disse...

Renato, você é sem dúvida o cara mais nerd que eu conheço, e esse post é evidência irrefutável.

Renato disse...

Valeu pelo elogio! A um tempao venho trabalhando nisso...

Carol disse...

Devo confessar q discordo qto ao aspecto nerd do post, na verdade o achei como uma prova irrefutável q vc é um bom carioca! É inerente até o bom gosto por samba...

Beijos,

Carol

Anônimo disse...

Vc eh mto coooool.
Tah ficando tao cool quanto o Rafael.

[]s

Guilherme Pinto

Jorge Ramiro disse...

Rafael, eu acho que é incrível. É incrível as coisas que você pode fazer com a arquitetura. Estou impressionado com a sua contribuição. Eu vi alguns restaurantes em moema que têm uma construção semelhante.